Segunda edição da ConstruNordeste é aberta em Salvador com apoio do Governo do Estado

Teve início nesta quarta-feira (31/07/2024) a 2ª edição da Expo Construção Civil do Nordeste, a ConstruNordeste.
01.08.2024

Compartilhe

O evento, considerado o maior do segmento do Norte e Nordeste do Brasil, ocorre até sexta-feira (2), no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio, e é realizado com o apoio do Governo do Estado. Durante três dias, o público poderá conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelos órgãos baianos no setor de construção, como financiamentos, apresentação de projetos, obras realizadas e tecnologias implementadas para redução de custos.

Participação Governamental

O Governo da Bahia está representado por diversos órgãos e empresas. A Companhia de Gás da Bahia (BahiaGás) patrocina e participa da ConstruNordeste pelo segundo ano. No estande do órgão, os visitantes podem obter informações sobre o gás natural canalizado, além de ações e projetos. O diretor-presidente da BahiaGás, Luiz Gavazza, destacou a importância da construção civil para a economia baiana, mencionando a geração de empregos e renda.

Conder e Inovações

Este também é o segundo ano da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) na exposição. Para esta edição, foram preparadas algumas novidades, incluindo maquetes de uma escola em tempo integral e do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, ambas disponíveis para visualização com óculos de realidade virtual. A tecnologia também será utilizada em um tour 360º para mostrar intervenções na encosta no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O diretor-presidente da Conder, José Trindade, ressaltou o investimento de R$ 119 bilhões do governo federal em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia.

Atividades e Programação

A programação da feira inclui plenárias sobre segurança na indústria da construção, sustentabilidade, inovações tecnológicas e soluções para aperfeiçoar os processos construtivos. Haverá rodadas de negócios, seminários sobre segurança e atualização de normas técnicas ABNT, e o Fórum das Mulheres. A secretária de desenvolvimento urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, participou de um painel sobre o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, enfatizando a transformação social proporcionada pela aquisição de imóveis para a população de baixa renda.

Outras Participações

Outra instituição estadual presente na feira é a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que oferece informações sobre os projetos Participa Fornecedor e EmbasaCad, voltados ao relacionamento com os fornecedores. As secretarias de Turismo (Setur) e da Fazenda (Sefaz-Ba), além da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), também participam do evento, apresentando condições de financiamento de obras e incentivos para a atração de construtoras e empresas do ramo. A Desenbahia criou linhas de crédito especiais para financiar máquinas, equipamentos e capital de giro, com previsão de movimentar R$ 100 milhões nos três dias.

Expectativas e Informações Adicionais

A visitação à feira é gratuita e acontece das 13h às 21h. É esperado um público de 45 mil pessoas ao longo dos três dias de programação. Aproximadamente 150 estandes de construtoras e empresas prestadoras de serviços, de equipamentos e tecnologias ligados à construção civil estão montados no Centro de Convenções.

 

Fonte: Jornal Grande Bahia

Leia também

Evento que promove inovação, sustentabilidade e diversidade na construção civil é realizado em Salvador

FIEB renova parceria para realização da ConstruNordeste 2025

ConstruNordeste 2024 começa nesta quarta (31) com cerca de 160 expositores

ConstruNordeste realiza segunda edição no Centro de Convenções de Salvador