O evento, considerado o maior do segmento do Norte e Nordeste do Brasil, ocorre até sexta-feira (2), no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio, e é realizado com o apoio do Governo do Estado. Durante três dias, o público poderá conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelos órgãos baianos no setor de construção, como financiamentos, apresentação de projetos, obras realizadas e tecnologias implementadas para redução de custos.
Participação Governamental
O Governo da Bahia está representado por diversos órgãos e empresas. A Companhia de Gás da Bahia (BahiaGás) patrocina e participa da ConstruNordeste pelo segundo ano. No estande do órgão, os visitantes podem obter informações sobre o gás natural canalizado, além de ações e projetos. O diretor-presidente da BahiaGás, Luiz Gavazza, destacou a importância da construção civil para a economia baiana, mencionando a geração de empregos e renda.
Conder e Inovações
Este também é o segundo ano da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) na exposição. Para esta edição, foram preparadas algumas novidades, incluindo maquetes de uma escola em tempo integral e do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, ambas disponíveis para visualização com óculos de realidade virtual. A tecnologia também será utilizada em um tour 360º para mostrar intervenções na encosta no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O diretor-presidente da Conder, José Trindade, ressaltou o investimento de R$ 119 bilhões do governo federal em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia.
Atividades e Programação
A programação da feira inclui plenárias sobre segurança na indústria da construção, sustentabilidade, inovações tecnológicas e soluções para aperfeiçoar os processos construtivos. Haverá rodadas de negócios, seminários sobre segurança e atualização de normas técnicas ABNT, e o Fórum das Mulheres. A secretária de desenvolvimento urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, participou de um painel sobre o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, enfatizando a transformação social proporcionada pela aquisição de imóveis para a população de baixa renda.
Outras Participações
Outra instituição estadual presente na feira é a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que oferece informações sobre os projetos Participa Fornecedor e EmbasaCad, voltados ao relacionamento com os fornecedores. As secretarias de Turismo (Setur) e da Fazenda (Sefaz-Ba), além da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), também participam do evento, apresentando condições de financiamento de obras e incentivos para a atração de construtoras e empresas do ramo. A Desenbahia criou linhas de crédito especiais para financiar máquinas, equipamentos e capital de giro, com previsão de movimentar R$ 100 milhões nos três dias.
Expectativas e Informações Adicionais
A visitação à feira é gratuita e acontece das 13h às 21h. É esperado um público de 45 mil pessoas ao longo dos três dias de programação. Aproximadamente 150 estandes de construtoras e empresas prestadoras de serviços, de equipamentos e tecnologias ligados à construção civil estão montados no Centro de Convenções.
Fonte: Jornal Grande Bahia